ARTE E SEUS DESDOBRAMENTOS


Lucas Arantes, é jornalista e escritor, autor do livro recem lançado “O outro estranho” e colaborador do SINAPSE OCULTA (arantes.lucas@hotmail.com / http://lucasarantes.wordpress.com/ )

A criação artística está relacionada com o processo de sublimação da pulsão sexual, mas essa noção não é característica somente para este tipo de atividade, já que a sublimação é a substituição de um objeto sexual por outro, geralmente outro objeto mais aceito socialmente. Depois de Sigmund Freud (1856-1939), a criação artística passou a ser do ponto de vista de um sujeito que não é mais dono da própria razão, pois o pai da psicanálise mostrou, com a descoberta do conceito do inconsciente, que nós não somos mais senhores da própria casa.

Por isso, durante a formulação da psicanálise, muitos artistas adotaram Freud como guru, mesmo o mestre não entendendo muito bem tal escolha. Freud tirou a autonomia total do sujeito sobre si próprio, afirmando a existência de um inconsciente que rege a vida consciente de cada um. Com isso, o movimento surrealista nos anos 20, partiu para a oposição do racional, adotando a “escrita automática” e outras formas de expressão relacionadas ao sonho, a loucura e ao papel do inconsciente na atividade artística.

Criamos, porque alguma coisa em nós precisa ganhar projeção para uma realidade fora do nosso mundo interno. A arte é um desejo inconsciente que foi desviado para essa criação artística. Portanto, arte é desejo puro. E um desejo que desconhecemos. Se fosse um desejo conhecido, ele seria satisfeito e manifestado pelas vias corporais e/ou mentais mais claras e objetivas. A arte, por mais racional que seja, lembra certo primitivo surrealista, pois satisfaz um desejo que não encontrou amparado em nada que a vida oferece. Tanto para quem cria como quem para quem vê.

Anúncios

5 comentários

  1. Se tem algo que ainda preciso elaborar melhor é o conceito de sublimação, pois acho (na minha opinião) uma das maiores questões discutíveis da teoria do Freud…
    O que voces acham?

    Curtir

  2. Acredito que a atividade artística é aquela em que há um acesso controlado incoscientemente, de conteúdos do próprio inconsciente, havendo quase que uma passagem sublime de uma instância a outra…
    Só não acho absolutamente condizente a idéia de Freud, de que para haver sublimação deve haver um certo desvio do caminho da pulsão sexual…
    Quanto mais a gente vai aprofundando nossa visão da psicanálise e do inconsciente, seja por leituras, experiencia pessoal, eoutros, a demanda crítica cresce demais, e confesso que preciso ler muito mais para chegar a uma conclusão minha sobre o assunto, e nao de tal ou tal autor… Apesar da genialidade de Freud, alguma coisa nessa questão da sublimação me deixa de orelha em pé….
    As premissas a que está situada a questão da sublimação pdem ser de muitas formas discutíveis….
    A energia instintiva para a realização da pulsão sexual é limitada em um determinado período de tempo, ninguém aguentaria… Os animais mesmo, não copulam o dia inteiro…Entao a energia é direcionada para várias atividades humanas, e nao somente por causa de uma falha na consecução ou desvio de uma energia sexual…
    Viajei demais? rs
    abrs

    Curtir

  3. Fala Luís…
    entao,…., continuo pensando nesse assunto Sublimação….e acho q vou pensar muito mais rsrs
    cheguei a uma pequenina conclusão dessa dialética c/ Freud…rs
    No fundo, a Arte tem uma conotação sexual. Tem, porque não que seja usada como substituto da pulsão sexual… Tem conotação”sexual” porque tem o objetivo de Atingir o Outro. Faz parte do instinto de Eros, é erótico…. Ou pode ser até auto-erótico se arte ficar restrita ao olhar do criador…Serua um “Nu Artístico” hehe, ….Se desnudar para o outro ver . Acho q vou escrever um textinho sobre isso lá no Psique Ativa em breve….
    Abrs
    Caio

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s