duvida

Mercado de trabalho?


O LEITOR PERGUNTA

“Olá amigo, sou estudante e stou prestando vestibular e quero fazer psicologia, mas ainda sim um grande medo que tenho em fazer psicologia é o mercado de trabalho, tenho consciencia que emprego hoje em dia esta muito dificil para todo mundo, mas em psicologia especificamente meu medo é ter que ficar anos tentando concruso publico por ser a unica forma segura de emprego de um psicólogo recem-formado, honestamente vestibular foi uma experiencia bem dificil na minha vida e nao queria passar por algo semelhante e mais dificil ainda com concursos publicos.

Minha duvida básica é se o unico caminho seguro para um psicólogo obter emprego é realmente concurso publico, ou se esse é apenas um dos caminhos para um bom emprego e bom salario.

muito obrigado, eu realmente não entendo muito sobre mercado de trabalho para essa profissão”.

(texto enviado pelo leitor, sem modificações)

SINAPSE OCULTA RESPONDE

Olá,

Um dos modos de trabalho que mais atrai as pessoas é o concurso público, porque é estável. E de fato você necessita estudar e competir por uma vaga geralmente bastante saturada e difícil.

Além do concurso público, o psicólogo pode trabalhar em escolas, universidades, empresas ou instituições como OSCIP (ONG), etc, e, além disso, você pode ter um consultório particular para atender seus pacientes.

Eu acho que o mercado de trabalho está aquecido e em expansão (veja esta noticia “Desemprego recua para menor taxa na série histórica do IBGE” – http://bit.ly/cvfwYe).

O grande problema de um emprego público é que você não terá tempo para estudar e se dedicar devidamente a seus projetos pessoais. Esta é a maior queixa de quem trabalha sob este regime.

Continuo acreditando que o mercado de trabalho está saturado sim, mas bons profissionais ainda estão em falta.

Penso que na tentativa de eliminarmos o risco em nossas vidas, perdemos o que há de melhor: Perdemos a possibilidade de crescer e de construir com nossas próprias mãos, um meio de vida que seja satisfatório e realmente apaixonante.

Pode parecer um sonho passar em um concurso público e se aposentar, mas em outro ponto de vista, isso pode ser catastrófico. Muitas pessoas, apesar de terem a estabilidade do emprego publico, odeiam o que fazem, e são bastante infelizes com isso e, no entanto, não conseguem abandonar o emprego. O emprego público traz essa ilusão de que somos amparados por algo ou alguém.

Boa sorte!

1 comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s