Dúvidas


Você tem uma questão, uma dúvida ou quer trocar ideias sobre psicanálise, psicologia e psicoterapias?

Veja aqui se já não conversamos sobre sua questão.

Se não, entre em contato

Anúncios

18 comentários

  1. Olá amigo, sou estudante e stou prestando vestibular e quero fazer psicologia, mas ainda sim um grande medo que tenho em fazer psicologia é o mercado de trabalho, tenho consciencia que emprego hoje em dia esta muito dificil para todo mundo, mas em psicologia especificamente meu medo é ter que ficar anos tentando concruso publico por ser a unica forma segura de emprego de um psicólogo recem-formado, honestamente vestibular foi uma experiencia bem dificil na minha vida e nao queria passar por algo semelhante e mais dificil ainda com concursos publicos.

    Minha duvida básica é se o unico caminho seguro para um psicólogo obter emprego é realmente concurso publico, ou se esse é apenas um dos caminhos para um bom emprego e bom salario.

    muito obrigado, eu realmente não entendo muito sobre mercado de trabalho para essa profissão.

    Curtir

  2. Ola, Fernando.
    Gostei muito do seu blog e sua formaçao é muito bacana, parabéns!
    Vc conhece a psicanálise holistica ? Vi uma pg na internet da sociedade de psicanalise holistica, me chamou atencao. Porém, queria mais informações.

    Segue link :
    http://www.sbph.com.br

    Geena

    Curtir

    1. Geena, obrigado pela visita e pelas palavras. Não conheço psicanálise holistica. Visitando o site que voce indicou parece nao haver nada que a caracterize. Va conhecer pessoalmente, podem ser pessoas sérias. Na minha opinião, o termo “holístico” é chover no molhado, pois a psicanálise vai contra o reducionismo. Esse termo da abertura para “coisas espirituais” e até mesmo dogmas religiosos o que definitivamente não é psicanálise. Enfim, é sempre bom conhecer… Um abraço

      Curtir

  3. Olá Luís Fernando,
    Gostaria de uma opiniao sua.Sou recém formada em psicologia e pretendo fazer formação em psicanálise .Eu tenho muita vontade de fazer minha formação na Sociedade Brasileira de Psicanalise de Ribeirao , no entanto eu sei que é uma formação muito cara e que além disso como pré requisito exige 2 anos de clinica, ou seja é algo paraser realizado no minimo daqui a 2 anos.
    Pesquisando sobre psicanalise em Ribeirao descobri o Nucleo Tavola , inclusive já fui algumas vezes no cinema e psicanalise.
    Estou te escrevendo pois gostaria de uma opiniao de alguém que se formou lá e o que voce pensa sobre o preconceito que existe contra psicanalistas que nao fazem parte da sociedade brasileira de psicanalise
    Obrigada
    Brunna

    Curtir

  4. Luiz, eu gosto de música, mas também de psicanálise. Nãotenho muito tempo pra fazer uma graduação em música e depois me formar em psicanálise. Queria saber se é possível fazer um conservatório de música e depois ter o direito de curasr psicanálise.

    Também vi no site da FMU, um curso de graduação tecnológica em musicoterapia. Pesquisei sobre musicoterapia e achei interessante. É possível fazer uma graduação tecnológia ou um curso técnico e depois conseguir cursar psicanálise.

    Curtir

    1. Sergio, geralmente os grupos de psicanálise só aceitam pessoas graduadas para cursar a formação em psicanálise. Voce deve conversar com o responsável pelo grupo de psicanalise que voce deseja cursar para que ele analise seu caso, ok? Obrigado

      Curtir

  5. Bom dia,

    Entrei no seu blog e sinceramente, seu conhecimento me encantou, portanto gostaria de algumas informações baseando-se em 2013. Sou formada em RH e tenho pós em Gestão de pessoas;

    Estou iniciando o curso de Psicanálise e preciso saber quando poderei iniciar o atendimento clínico, como também aonde eu, psicanalista, poderia me conveniar para atender mais pacientes? Consigo me conveniar a hospitais de doenças mentais, escolas, associações, entidades? Sei que em hospitais não conseguimos, mas gostaria de ver aaonde eu conseguiria atuar com meu trabalho.

    Quanto eu conseguiria ganhar de inicio na carreira? E quantas vezes na semana seria necessário ao paciente…

    No aguardo de um retorno, obrigada.

    Curtir

  6. Olá Fernando, acho que só você pode me ajudar.
    Gosto de psicossomática, psicanálise, biologia, neurociência e biologia. O cérebro me facina.
    Sou 3 ano, que curso eu devo optar por fazer ?

    Curtir

  7. Minha nossa Fernando, que lugar perfeito você construiu por aqui, parabéns! Eu sou graduanda do curso de biomedicina e a neurociência, desde o início, me agarrou e enraizou-se em meu pensamento de tal forma que não posso pensar em nada mais para o futuro, é nessa área que me especializarei! Acessei sem querer, em meio a uma pesquisa, esse seu blog, e acabei me viciando nas suas palavras… esse seu jeito de escrever associado aos assuntos dos quais você trata instigam as mais quiescentes mentes, clamando para que não se desliguem mais daqui.
    Voltarei mais vezes. Beijos!

    Curtir

  8. Gostaria de tirar uma dúvida com vc, aliás talvez seja um conselho de como agir, já que fiz 06 meses de terapias e acabei abandonando as mesmas. Teria a possibilidade de conversar com vc por email? Obrigado…

    Curtir

Os comentários estão desativados.